loading...

on


A "guerra" entre navegadores está ao rubro, mas 2013 foi um ano em cheio para o Chrome, em Portugal ninguém lhe ganha.



A "guerra" entre navegadores está longe de ter fim e os últimos resultados desta corrida publicados pelo site Pingdom, mostra que o Chrome continua a dominar os adversários nos desktops, com uma margem ainda maior se comparada às dos anos anteriores.

Segundo a pesquisa efectuada pela empresa detentora deste reconhecido site, o browser do Google (Chrome) conta, actualmente, com 37% do mercado mundial de browsers (somando todas as versões), deixando já para trás os maiores rivais, Internet Explorer (30%) e Firefox (21%). O Safari e o Opera continuam muito longe, com 9% e 1%, respectivamente.

Google Chrome agora é o navegador mais popular em quatro de seis regiões ao redor do mundo. Somente os utilizadores na América do Norte e Oceania parecem ainda preferem o Internet Explorer ao Chrome, mas a diferença entre eles já foi muito maior.

Veja o gráfico geral; Aqui.

Em relação às versões mais utilizadas, por cada tipo de browser, o Chrome 25.0 vai bem à frente de todos os outros.


Segundo o site Pingdom neste estudo foram utilizados os dados da StatCounter, que realiza as estatísticas com dados fornecidos por mais de 3 milhões de websites. A amostra global da StatCounter consistiu em mais de 17,1 biliões de páginas visitadas.

Par conhecer os resultados desta pesquisa em pormenor visite o site da Pingdom Aqui

Em relação a Portugal e segundo os dados da StatCounter a diferença ainda é maior para o Browser mais utilizado, com o Chrome muito à frente da concorrência;



Source: StatCounter Global Stats - Browser Market Share


Conheça a StatCounter Aqui


Mas este dados são mesmo verdadeiros?

Pesquisando na Internet encontrei dados completamente diferentes, como é o caso do dados fornecidos pela Net Market Share, onde segundo eles o IE domina o mercado com uma diferença enorme.





Sendo assim, como é que sabemos quem é que fala verdade, ou pelo menos, quem é que se aproxima mais da realidade? Parece que não há uma resposta completamente segura.

Por esta razão, o melhor será termos um caso concreto para analisar e tirar conclusões.

Foi então o que fiz, tenho um blogue que tem mais de 2.000.000 visualizações de páginas, (aqui), com visitas de origem em vários países, claro com um enfoque maior em Portugal, mas que pelo número de páginas visitadas já será minimamente representativo da realidade, os resultados para um mês são os seguintes;




Segundo estes números não há duvida, o Chrome foi mesmo o Browser mais utilizado (57%), sendo o Firefox o segundo (16%) e o IE o terceiro com apenas 14%.

Parece então, que os dados fornecidos pela StatCounter, estarão mais perto da "minha" realidade, e por essa razão mais fiáveis, no entanto o melhor é tirar as suas próprias conclusões.

No meu caso utilizo o Chrome, e não quero outro, claro que quando desenvolvo um website ou blogue tenho que testar esse trabalho nos principais browsers, mas para mim só servem mesmo para isso, testar.




0 comentários :

Enviar um comentário