loading...

on



HTML (HiperText Markup Language) é essencialmente uma linguagem de marcação, através da qual se marca/formata as páginas Web.

Considera-se uma linguagem de marcação/formatação, pois formata um documento/página, não uma aplicação. Assim sendo, não se pode considerar o HTML uma linguagem de programação.
Por via desta linguagem, o utilizador pode criar ou publicar um documento com texto, imagens, som e animações na Internet.

Actualmente, já existe HTML 5 que veio melhorar e aumentar em muito as possibilidades de desenvolver páginas de uma forma mais fácil, mas atenção nem todos os Browsers suportam todas as funcionalidades, principalmente os mas antigos, o melhor mersmo é cinsultar a tabela de compatibilidades AQUI;

HTML;

Os documentos são feitos através de programas de edição de texto não formatados, como é o caso do Notepad++ (um dos mais utilizados).
Um ficheiro de texto simples que tenha uma extensão html ou .htm pode ser utilizado na web, aparecendo no entanto somente o texto puro sem formatação. A formatação é feita através da inclusão de tags.

As Tags são códigos que envolvem a área a formatar, os quais estão entre os sinais de menor e maior, isto é; < >.

<ISTO É UMA TAG>

Uma tag tem dois elementos, nomeadamente para marcar o início e o fim da formatação, por isso para uma que abre tem que haver uma que fecha.
As tags dividem-se entre tags de início ou de abertura e tags de fim ou de fecho.

Tag de Abertura – <TAG>
Tag de Fecho – </TAG>

Assim sendo, o utilizador teria que fazer o seguinte para formatar um texto:

<TAG> texto aqui </TAG>


O HTML é composto por elementos.
Por exemplo, um parágrafo é considerado um elemento. Por sua vez, os elementos são compostos por tags, atributos e conteúdo.

Um elemento de abertura, usando o exemplo do parágrafo, seria constituído por um P entre os sinais de menor e maior, ficando assim <p> (tag de parágrafo). 
Por sua vez, o fim de um elemento é marcado por uma tag de fecho, as quais correspondem às tags de abertura mas só que contêm uma barra / antes do nome do elemento. 
Assim sendo, uma tag de fecho de um parágrafo ficaria </p>.

Atributos;

São basicamente características adicionais dos elementos, as quais modificam o elemento central.
Por exemplo, a centralização de um parágrafo corresponde a um atributo.

Exemplo:
<P align=“center”>o seu texto alinhado ao centro</P>

Neste caso temos o atributo (align) e o valor do mesmo (center).

Conteúdo;

É basicamente o que está entre tags.
Usando o exemplo acima, “o seu texto alinhado ao centro” seria o conteúdo.


Próximo: Guia de Tags no Html; Aqui.


0 comentários :

Enviar um comentário