loading...

on



Uma optima ferramenta na edição e tratamento de imagens do Photoshop.

Graduated Filter


Graduated Filte é um pequeno aplicativo que a Adobe inseriu no Photoshop desde a versão 7.0. Inicialmente, ele servia apenas para o tratamento de arquivos no formato Raw, mas desde o Photoshop CS3, o Camera Raw abre arquivos JPEG e TIF, entre outros.

Quando se faz a instalação do Photoshop, automaticamente, o Adobe Camera Raw também é adicionado.

Para o utilizar deve-se abrir o Adobe Bridge. Menu do Windows > Todos os Programas > Adobe Collection... > Adobe Bridge
Neste aberto procurar a pasta onde se tem a imagem que se quer trabalhar, clicar sobre a imagem e pressione Ctrl R. Pronto, está-se no Camera Raw.

Vamos então conhecer um filtro espectacular para o tratamento de fotos, Graduated Filter.

Este filtro permite melhorar rapidamente a exposição, brilho, contraste, saturação, suavidade, nitidez e cores da imagem. Se precisar simular um filtro de polarização no céu ou melhorar as cores das suas imagens, sem dúvida, o Graduated Filter vai resolver esse problema.

Veja como é simples transformar fotos comuns em imagens extraordinárias.



Figura 1

Figura 1. Observe como as cores do céu e da paisagem de maneira geral estão apagadas, sem graça. Portanto, o objetivo, com a ajuda do Graduated Filter, é melhorar a intensidade das cores.

1º - Aceder ao Adobe Bridge, clique sobre a miniatura da imagem e pressione o atalho Ctrl R para abrir a imagem no Adobe Camera Raw (fig. 2).


Figura 2


2º - Com a imagem aberta no selecionar na barra de ferramentas o Graduated Filter. O atalho é a letra G.

Observe que ao acionar o filtro aparece um novo painel com comandos e ajustes especiais para o Graduated Filter no lado direito da tela (fig. 3).


Figura 3


Veja que podemos regular a exposição, brilho, contraste, saturação e muito mais.

3º - Inicialmente, reduzir um pouco apenas o comando Exposure. 
4º - A seguir mover o cursor no meio do céu, clicar e arrastar para baixo.

Observe que conforme faz o movimento de arrastar é criada uma faixa sobre a imagem. 
Aumentar até que o efeito cubra o céu todo, (fig. 4).


Figura 4


Desta maneira simula-se um filtro polarizador, mas pode-se melhorar mais o efeito, aumentando um pouco mais o comando Saturation e Contrast, (fig. 5).


Figura 5


Melhorou bastante, mas veja que o tom da cor ainda não está muito boa.

5º - Para mudar clicar sobre o quadrado com um “X” dentro, ao lado da palavra Cor / Color.

Assim, teremos um selector de cores.

6º - Seleccionar um azul mais claro sugerido pela paleta, e o céu sem cores já era! Agora está bem azul e vibrante (fig. 6).


Figura 6


6A - O passo seguinte é mover o cursor na parte inferior do campo criar uma faixa de graduação até o início do céu. Inicialmente, são repetidos as mesmas configurações do último filtro, mas como se quer deixar os tons do campo mais intensos, aumenta-se a exposição, o contraste, a saturação, e principalmente, muda-se a cor de azul claro para um verde claro (fig. 7).


Figura 7


É neste momento que a mágia das cores acontece. Num piscar de olhos, as cores saltam aos olhos e a imagem fica com um aspecto muito melhor. Em alguns casos, precisa-se aumentar ou reduzir a faixa de actuação do Graduated Filter. Para fazer isso, move-se o cursor sobre o ponto verde ou vermelho no centro da faixa, clicar e arrastar para cima ou para baixo. Como sugestão de acabamento, pode-se aplicar uma vinheta bem suave nas bordas da imagem.


Antes e Depois.


Antes:


Depois:




Após o tratamento que foi feito à imagem verifica-se que existe uma diferença considerável entre o antes e o depois.



0 comentários :

Enviar um comentário