loading...



Meta Tags são linhas de código HTML que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do site para os motores de pesquisa.

É nestas, por exemplo, que se deve inserir as palavras-chave que facilitarão a vida do utilizador no momento em que está a pesquisar um determinado tema. Por meio destas, também se pode "assinar" um site ou blogue, declarando a autoria sobre o mesmo.

Claro, que só isto não chega para um web site ou blogue subir na posição dos resultados de pesquisa, mas as meta tags ajudam muito se utilizadas correctamente, para além de terem outras funções.

Mais do que divulgar um site nos motores de busca, as meta tags fornecem informações adicionais sobre o site.

Neste artigo iremos ver as principais meta tags e as suas funções.


Onde utilizar as meta tags;

As meta tags devem ser incluídas no código HTML, dentro da tag <head>, como mostra o exemplo a seguir:

.
<html>
<head>
   <title> Aprendendo sobre as meta tags </title>
   <meta name="author" content="Carlos Santana">
   <meta name="description" content="Meta Tags - O que são e como utilizá-las">
   <meta name="keywords" content="sites, web, desenvolvimento">
</head>
<body>
</body>
</html>


Vamos entender melhor as instruções, keywords e description:

keywords;

- Nesta tag deve-se incluir uma quantidade de palavras que se referem ao conteúdo da página. Manter o limite de aproximadamente 150 caracteres.
- Não utilizar as mesmas palavras, utilizar sinónimos.
- Nunca quebrar uma linha de palavras-chave, porque o código será considerado um erro e será ignorado. -- Separar as palavras com vírgula e declarar todas com letras minúsculas.
- Devemos incluir os termos no singular e no plural (planeta, planetas).
- Utilizar palavras-chave coerentes com o conteúdo do web site.

Exemplo:

.
<meta name="keywords" content="espaço, planetas, terra, marte, saturno, sol, lua">

description;

Descrever uma ou duas frases que o motor de pesquisa apresentará como um resumo do conteúdo do seu site ou blogue. Procure manter um limite de aproximadamente 90 caracteres.

Exemplo:

.
<meta name="description" content=" O Espaço e os seus planetas - Para quem gosta de astronomia">


content-language e country;

Especifica a língua primária da página. Útil para ajudar o motor de busca a classificar o site no idioma apropriado e facilitar o uso de corretores ortográficos.

Alguns valores possíveis:

pt Português
pt-br Português do Brasil
en Inglês
en-us Inglês dos EUA
en-gb Inglês Britânico

Um exemplo usando o valor "pt":

.
<meta content='pt' name='language'/>
<meta content='PT' name='country'/>


content-type;

Especifica o tipo de conteúdo da página e o conjunto de caracteres que ela utiliza.
É muito recomendável utilizar esta meta tag em todas as páginas do seu site, porque ela garante que os navegadores irão tratar o documento da maneira mais apropriada, especialmente quando utiliza formulários para enviar informações entre páginas.
Para quem desenvolve páginas em idiomas orientais, utilizar o conjunto de caracteres apropriados é fundamental para que eles sejam exibidos correctamente.

Os valores mais comuns são:

Unicode (Any Language);

.
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">
<meta charset="utf-8"> = forma abreviada


Latin 1 (English, Portuguese, Spanish, French, German, etc.);

.
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">

Other Scripts (e.g. Windows-1251 for Cyrillic);

.
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=windows-1251">

author;

Para declarar a autoria sobre a página, "assinando" o código fonte:

.
<meta name="author" content="Carlos Santana">


reply-to;

Especifica um endereço de e-mail para entrar em contacto com o responsável pelo site.

Para copiar o código clicar no ícone abaixo
<meta name="reply-to" content="carlossantana65@hotmail.com">

generator;

Especifica o programa que construiu a página web.

É com esta meta tag que o sistema operacional sabe que editor utilizar e que ícone mostrar ao exibir um arquivo .htm ou .html numa pasta.

.
<meta name="generator" content="Microsoft FrontPage 4.0">


Redirecionando;

Esta meta tag redirecciona o visitante para outra página.

Ou seja, neste caso e depois de 3 segundos, o navegador redireccionará o utilizador para o endereço http://my-code-box.blogspot.pt/.

Esta meta tag também serve para actualizar uma página dinâmica, como por exemplo a página de notícias de um web site, sendo neste caso importante que altere o tempo, em segundos, de 3 para 120 ou mais.

.
<meta http-equiv="refresh" content=" 3;url=http://my-code-box.blogspot.pt/">


Forçar o IE 8 comportar-se como o IE 7

.
<meta  http-equiv="X-UA-Compatible" conteúdo="IE=EmulateIE7 " />

TAGS ROBOTS


Tão importante quanto conhecer a utilidade da tag keywords é saber usar a tag robots. A função destas tags é informar aos motores de pesquisa se devem, ou não, indexar a página.

Pode parecer contraditório querer esconder uma página, mas, na verdade, bloquear um determinado web site pode ter as suas vantagens, por exemplo;

- Quando se utiliza pop-ups ou iframes para mostrar algum conteúdo no site;
- Quando o conteúdo do web site é restrito a um grupo de pessoas.
- Quando pretende ter um blogue mais reservado.

Para obter melhores resultados, deve-se utilizar um arquivo "robots.txt".

Os valores possíveis para esta tag são:

.
<meta name="robots" content="index,follow">
<meta name="robots" content="noindex,follow">
<meta name="robots" content="index,nofollow">
<meta name="robots" content="noindex,nofollow">
<meta name="robots" content="noarchive">

Aqui, os valores "index" e "noindex" referem-se ao tratamento da página inicial. Se o motor de pesquisa deve ou não incluí-la nos resultados, respectivamente.

Já os valores "follow" e "nofollow" referem-se aos links da página inicial, se estes devem ser visitados e indexados ou não.

Assim;

Para indexar a página inicial e todas as páginas nela referenciadas.
<meta name="robots" content="index,follow">

Para não indexar a página inicial, mas indexar as páginas nela referenciadas.
<meta name="robots" content="noindex,follow">

Para indexar a página inicial, mas nenhum link existente nela.
<meta name="robots" content="index,nofollow">

Para não indexar nem a página inicial, nem os links existente nela.
<meta name="robots" content="noindex,nofollow">

Neste último casos também se deve adicionar a todos os links "nofollow",
<a  href="page.html"  rel="nofollow"> Link para página </a>

Ainda;

Para evitar que apenas o Google faça a indexação:
<meta name="googlebot" content="noindex,nofollow">

A maioria dos motores de pesquisa armazena uma cópia da nossa página em cache, para optimizar o tempo de resposta no momento da pesquisa. Para evitar que isso aconteça, pode-se utilizar uma tag;

<meta name="robots" content="noarchive">


Tags Recomendadas

Meta Content Type
Meta Keywords
Meta Description
Meta Language

Tags Opcionais

Meta Abstract
Meta Author
Meta Copyright
Meta Designer
Meta Google
Meta Title
Meta Robots

Tags Menos Recomendadas

Meta Content Script Type
Meta Content Style Type
Meta Distribution
Meta Expires
Meta Generator
Meta MS Smart Tags
Meta Pragma No-Cache
Meta Publisher
Meta Rating
Meta Refresh
Meta Reply-To
Meta Resource Type
Meta Revisit After
Meta Set Cookie
Meta Subject
Meta VW96.ObjectType




0 comentários :

Enviar um comentário