loading...

on


Se tem um website para hospedar e não sabe se deve escolher um servidos Linux ou um servidor Windows, então leia o seguinte artigo.

A primeira coisa, e bastante importante é perceber que o tipo de servidor que escolher para a hospedagem do seu site não vai influenciar no sistema operacional que utilizar no seu computador, quer seja em casa, no escritório ou em outro local.
Pode contratar um plano de hospedagem Linux mesmo que o seu computador utilize Windows, Linux, ou Mac OS, ou seja, as plataformas Linux ou Windows para os planos de hospedagem podem ser diferentes do sistema operacional instalado no seu computador, pois são coisas completamente distintas.

Servidores Windows


Os servidores baseados em Windows garantem uma boa interacção com aplicações desenvolvidas em linguagens e tecnologias específicas da Microsoft® tais como: ASP, ASP.Net, Access, Visual Basic Scripts etc.

Servidores Linux


Os servidores baseados em Linux são os mais utilizados devido à sua robustez, estabilidade e grande capacidade para gerir e processar grandes quantidades de tráfego simultâneo sem falhas, o que na prática representa um tempo maior de “Uptime”, ou seja, mais tempo com o site “no ar”; o que se traduz em mais satisfação com o serviço prestados. A robustez e o alto desempenho são razões mais do que suficientes para colocar os servidores baseados em Linux na dianteira da preferência dos clientes de hospedagem por todo o mundo. Actualmente os servidores Linux representam mais de 75% dos servidores do mundo.

Informação para Programadores


Se a linguagem de programação de um website for baseada em PHP, PHYTON, RUBY ON RAILLS com base de dados MySQL, o ideal é contratar um plano de hospedagem Linux, que trabalha de forma mais eficiente com estas linguagens, se por outro lado for em ASP, ASP.Net, Access ou SQL ou pretende instalar sistemas baseados em ASP deverá contratar um plano de hospedagem Windows.

Informação para Utilizadores em Geral


A única diferença entre os planos de hospedagem de websites Linux e Windows são as linguagens que cada plataforma suporta, mas arquivos em HTML, DHTML, XML, FLASH, CSS, JS, entre outros podem ser utilizados tanto em plataforma Linux ou Windows. Ou seja, 99,99% dos sites podem utilizar um ou outro servidor, somente os casos de sites que tenham programação com base de dados em ASP é que precisarão obrigatoriamente de servidores Windows.

Conclusão


Não existe diferença na dificuldade em utilizar uma ou a outra plataforma, os painéis de controle dos planos de hospedagem Linux ou Windows, são em geral, muito simples de se utilizar, a ideia, no geral que existe, é de que os planos Linux são mais complicados, mas isso não é verdade, portanto, para escolher a plataforma para o seu plano de hospedagem deverá considerar apenas as suas necessidades referentes às linguagens disponíveis para cada plano.
Espero ter ajudado a perceberem um pouco melhor a diferença entre estes dois tipos de hospedagem de websites.


0 comentários :

Enviar um comentário