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A Sigla SEO (Search Engine optimization) , que em português quer dizer, Optimização do website para os motores de pesquisa.


SEO é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um utilizador digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objectivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica.

Este termo, Search Engine Optimization, foi utilizado pela primeira vez, pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, e tinha como objectivo realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os outros da concorrência.

Mas porque é que isto é importante?

A pesquisa que as pessoas efectuam utilizando os motores de pesquisa é a 2.ª principal actividade online (Estudo da Pew, 2010), e os resultados que aparecem nos primeiros lugares são os mais clicados pelos utilizadores.

A prática do SEO permite optimizar um site de forma a colocá-lo nas posições de maior destaque.

As keywords (palavras-chave), para as quais o website está optimizado representam um dos principais passos no SEO. É de extrema importância que o nosso site apareça quando se efectuam as pesquisas, caso contrário estaremos a desperdiçar a angariação de visitantes e que são muito importantes para nós.

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados que são pagos. Como se pode ver na imagem abaixo, os resultados orgânicos são marcados a verde e os resultados pagos são os marcados a vermelho.

resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho

A presença de um website nos motores de pesquisa é grátis (excepto os anúncios pagos, como Google Adwords), portanto, cada visita efectuada ao seu site custa 0.00€ para si. Só necessita investir algum tempo em praticar as regras SEO.

Entre estas técnicas e métodos, pode-se dividir o SEO em duas frentes distintas: os factores On-Page e os factores Off-Page. Pela tradução directa, os factores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site, já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos do site.

Factores On-Page:

- Atributo alt e title nas imagens; - Títulos das páginas; - Heading tags; - Meta tags; - Conteúdos; - URL dos arquivos; - Domínio;

Factores Off-Page:

- Texto âncora dos links externos; - Idade de um domínio; - Número de links externos; - Qualidade dos links externos:

Os factores acima são apenas alguns, dos mais importantes, uma vez que existem muitos mais, a empresa SEOmoz tem uma página que mostra cerca de 200 factores e comentários de especialistas de SEO para cada um dos factores, clique para saber mais, aqui.

Como fazer um bom trabalho de SEO.

Estude e análise as keywords que poderão garantir melhores resultados para o seu site e aplique-as. Analise a concorrência (sites sobre o mesmo assunto e que estão mais bem posicionados nas keywords que o seu) e utilize idênticas . Analise o tráfego orgânico do site (tráfego oriundo de resultados não pagos de motores de pesquisa), e veja quais as palavras-chave que lhe trazem mais visitantes. Coloque em prática uma boa optimização SEO, seja num artigo que escreva ou numa imagem que publique.

Quando colocar em pratica as regras do SEO não terá a garantia de que poderá obter o 1º lugar nas pesquisas, mas irá ver que o seu site melhorará muito, se não o fizer, então terá a garantia de que nunca terá um site nos primeiros resultados das pesquisas efectuadas.

É quase impossível garantir posições, pois os algoritmos utilizados pelos motores de pesquisa são dos segredos mais bem guardados pelas empresas, mas devemos tentar fazer, sempre, o melhor possível para conseguir bons resultados.

Afinal, de que lhe serve ter um site se este não for encontrado?


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