Graduated Filter
Graduated Filte é um pequeno aplicativo que a Adobe inseriu no Photoshop desde a versão 7.0. Inicialmente, ele servia apenas para o tratamento de arquivos no formato Raw, mas desde o Photoshop CS3, o Camera Raw abre arquivos JPEG e TIF, entre outros.
Quando se faz a instalação do Photoshop, automaticamente, o Adobe Camera Raw também é adicionado.
Para o utilizar deve-se abrir o Adobe Bridge. Menu do Windows > Todos os Programas > Adobe Collection... > Adobe Bridge
Neste aberto procurar a pasta onde se tem a imagem que se quer trabalhar, clicar sobre a imagem e pressione Ctrl R. Pronto, está-se no Camera Raw.
Vamos então conhecer um filtro espectacular para o tratamento de fotos, Graduated Filter.
Este filtro permite melhorar rapidamente a exposição, brilho, contraste, saturação, suavidade, nitidez e cores da imagem. Se precisar simular um filtro de polarização no céu ou melhorar as cores das suas imagens, sem dúvida, o Graduated Filter vai resolver esse problema.
Veja como é simples transformar fotos comuns em imagens extraordinárias.
Figura 1
Figura 1. Observe como as cores do céu e da paisagem de maneira geral estão apagadas, sem graça. Portanto, o objetivo, com a ajuda do Graduated Filter, é melhorar a intensidade das cores.
1º - Aceder ao Adobe Bridge, clique sobre a miniatura da imagem e pressione o atalho Ctrl R para abrir a imagem no Adobe Camera Raw (fig. 2).
2º - Com a imagem aberta no selecionar na barra de ferramentas o Graduated Filter. O atalho é a letra G.
Figura 2
2º - Com a imagem aberta no selecionar na barra de ferramentas o Graduated Filter. O atalho é a letra G.
Observe que ao acionar o filtro aparece um novo painel com comandos e ajustes especiais para o Graduated Filter no lado direito da tela (fig. 3).
3º - Inicialmente, reduzir um pouco apenas o comando Exposure.
4º - A seguir mover o cursor no meio do céu, clicar e arrastar para baixo.
Observe que conforme faz o movimento de arrastar é criada uma faixa sobre a imagem.
Aumentar até que o efeito cubra o céu todo, (fig. 4).
Figura 4
Desta maneira simula-se um filtro polarizador, mas pode-se melhorar mais o efeito, aumentando um pouco mais o comando Saturation e Contrast, (fig. 5).
Figura 5
Melhorou bastante, mas veja que o tom da cor ainda não está muito boa.
5º - Para mudar clicar sobre o quadrado com um “X” dentro, ao lado da palavra Cor / Color.
Assim, teremos um selector de cores.
6º - Seleccionar um azul mais claro sugerido pela paleta, e o céu sem cores já era! Agora está bem azul e vibrante (fig. 6).
Figura 6
6A - O passo seguinte é mover o cursor na parte inferior do campo criar uma faixa de graduação até o início do céu. Inicialmente, são repetidos as mesmas configurações do último filtro, mas como se quer deixar os tons do campo mais intensos, aumenta-se a exposição, o contraste, a saturação, e principalmente, muda-se a cor de azul claro para um verde claro (fig. 7).
Figura 7
É neste momento que a mágia das cores acontece. Num piscar de olhos, as cores saltam aos olhos e a imagem fica com um aspecto muito melhor. Em alguns casos, precisa-se aumentar ou reduzir a faixa de actuação do Graduated Filter. Para fazer isso, move-se o cursor sobre o ponto verde ou vermelho no centro da faixa, clicar e arrastar para cima ou para baixo. Como sugestão de acabamento, pode-se aplicar uma vinheta bem suave nas bordas da imagem.
Antes e Depois.
Antes:
Depois:
Após o tratamento que foi feito à imagem verifica-se que existe uma diferença considerável entre o antes e o depois.
0 comentários :
Enviar um comentário